Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar,em especial nas áreas de:
educação física e literatura brasileira.
educação ambiental e educação artística.
educação artística e de literatura e história brasileiras.
educação ambiental e educação física.
educação artística e educação física.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Osujeito vygotskyano é:
unicamente histórico.
passivo
eminentemente cultural.
puramente social.
ativo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Técnicas projetivas procuram avaliar o aluno no seguinte aspecto:
inteligência
cognição.
afetividade
assimilação.
transcendência.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), marque a resposta INCORRETA:
São elaborados pelo MEC e colocados à disposição das escolas, visando à melhoria da educação,emtodo o país.
É uma proposta governamental que impõe um modelo curricular único.
Sugere a adequação do currículo escolar à realidade educacional e à peculiaridade da clientela que atende.
Os temas transversais dos PCNs tratam da interdisciplinaridade, como proposta de estabelecer comunicação entre as disciplinas escolares.
Uma de suas funções é orientar e garantir a coerência das políticas de melhoria da qualidade de ensino.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Um dos conceitos básicos piagetianos é a acomodação.Tal conceito se refere à ideia de:
necessidade de constância em um mundo de transição.
incorporação da realidade sem transformação.
aplicação deumesquema já percebido.
modificação do esquema de assimilação em função da resistência do objeto.
permanência dentro da mudança aparente.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Partindo da definição de que o processo de aprendizagem consiste na produção e na estabilização de condutas, serão consideradas aprendizagens, as que forem produzidas no contexto:
escolar.
meio familiar.
comunitário, desde que sejam aplicadas na escola.
escolar, familiar e comunitário desde que sejam aplicadas na escola.
escolar, familiar e comunitário, mesmo que não sejam aplicadas na escola.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Segundo o Artigo 12 da Lei nº 11.692/08, o ProJovem Urbano atenderá a jovens que saibam ler e escrever e não tenham concluído o Ensino Fundamental. A faixa etária desses jovens está compreendida entre:
15 e 25 anos.
21 e 27 anos.
13 e 24 anos.
20 e 22 anos.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A preparação da prova baseia-se em uma matriz de competências elaborada para o ENEM. A confecção dessa matriz objetiva romper com o isolamento das disciplinas do ensino médio e promover a colaboração, complementaridade e integração entre os conteúdos das diversas áreas do conhecimento presentes nas propostas curriculares das escolas brasileiras de Ensino Fundamental e Médio (MEC/SEMTEC, 1999). A matriz estrutura-se na associação dos conteúdos do Ensino Fundamental e Médio, com base nos conceitos de:
contextualização e conhecimentos.
informação e comunicação.
contextualização e competências.
informação e habilidades.
competências e habilidades.
A autoexclusão de determinados alunos com necessidades especiais, a rejeição dos próprios filhos por alguns pais, assim como preconceitos internalizado sem docentes são questões:
a serem enfrentadas pelos gestores escolares, emcertas ocasiões.
difíceis de ser contornadas pelos supervisores escolares.
temporárias, devido a certas incompreensões, mas com possibilidades de transformação de atitude.
que contribuem para negar a proposta de uma escola democrática para todos.
existentes apenas em alguns espaços com dificuldades de inclusão.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010, a garantia de padrão de qualidade, com pleno acesso, inclusão e permanência dos sujeitos das aprendizagens na escola e seu sucesso, com redução da evasão, da retenção e da distorção de idade/ano/série, resulta na qualidade social da educação, que é uma conquista coletiva de todos os sujeitos do processo educativo.Aescola de qualidade social adota como centralidade:
o estudante e a aprendizagem.
o estudante e o professor.
o conteúdo e a aprendizagem.
o conteúdo e o professor.
o planejamento e a aprendizagem.
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