Questões de Pedagogia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar,em especial nas áreas de:

  • A.

    educação física e literatura brasileira.

  • B.

    educação ambiental e educação artística.

  • C.

    educação artística e de literatura e história brasileiras.

  • D.

    educação ambiental e educação física.

  • E.

    educação artística e educação física.

Osujeito vygotskyano é:

  • A.

    unicamente histórico.

  • B.

    passivo

  • C.

    eminentemente cultural.

  • D.

    puramente social.

  • E.

    ativo.

Técnicas projetivas procuram avaliar o aluno no seguinte aspecto:

  • A.

    inteligência

  • B.

    cognição.

  • C.

    afetividade

  • D.

    assimilação.

  • E.

    transcendência.

Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), marque a resposta INCORRETA:

  • A.

    São elaborados pelo MEC e colocados à disposição das escolas, visando à melhoria da educação,emtodo o país.

  • B.

    É uma proposta governamental que impõe um modelo curricular único.

  • C.

    Sugere a adequação do currículo escolar à realidade educacional e à peculiaridade da clientela que atende.

  • D.

    Os temas transversais dos PCNs tratam da interdisciplinaridade, como proposta de estabelecer comunicação entre as disciplinas escolares.

  • E.

    Uma de suas funções é orientar e garantir a coerência das políticas de melhoria da qualidade de ensino.

Um dos conceitos básicos piagetianos é a acomodação.Tal conceito se refere à ideia de:

  • A.

    necessidade de constância em um mundo de transição.

  • B.

    incorporação da realidade sem transformação.

  • C.

    aplicação deumesquema já percebido.

  • D.

    modificação do esquema de assimilação em função da resistência do objeto.

  • E.

    permanência dentro da mudança aparente.

Partindo da definição de que o processo de aprendizagem consiste na produção e na estabilização de condutas, serão consideradas aprendizagens, as que forem produzidas no contexto:

  • A.

    escolar.

  • B.

    meio familiar.

  • C.

    comunitário, desde que sejam aplicadas na escola.

  • D.

    escolar, familiar e comunitário desde que sejam aplicadas na escola.

  • E.

    escolar, familiar e comunitário, mesmo que não sejam aplicadas na escola.

Segundo o Artigo 12 da Lei nº 11.692/08, o ProJovem Urbano atenderá a jovens que saibam ler e escrever e não tenham concluído o Ensino Fundamental. A faixa etária desses jovens está compreendida entre:

  • A.

    15 e 25 anos.

  • B.

    21 e 27 anos.

  • C.

    13 e 24 anos.

  • D.

    20 e 22 anos.

  • E. 18 e 29 anos.

A preparação da prova baseia-se em uma matriz de competências elaborada para o ENEM. A confecção dessa matriz objetiva romper com o isolamento das disciplinas do ensino médio e promover a “colaboração, complementaridade e integração entre os conteúdos das diversas áreas do conhecimento presentes nas propostas curriculares das escolas brasileiras de Ensino Fundamental e Médio” (MEC/SEMTEC, 1999). A matriz estrutura-se na associação dos conteúdos do Ensino Fundamental e Médio, com base nos conceitos de:

  • A.

    contextualização e conhecimentos.

  • B.

    informação e comunicação.

  • C.

    contextualização e competências.

  • D.

    informação e habilidades.

  • E.

    competências e habilidades.

A autoexclusão de determinados alunos com necessidades especiais, a rejeição dos próprios filhos por alguns pais, assim como preconceitos internalizado sem docentes são questões:

  • A.

    a serem enfrentadas pelos gestores escolares, emcertas ocasiões.

  • B.

    difíceis de ser contornadas pelos supervisores escolares.

  • C.

    temporárias, devido a certas incompreensões, mas com possibilidades de transformação de atitude.

  • D.

    que contribuem para negar a proposta de uma escola democrática para todos.

  • E.

    existentes apenas em alguns espaços com dificuldades de inclusão.

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010, a garantia de padrão de qualidade, com pleno acesso, inclusão e permanência dos sujeitos das aprendizagens na escola e seu sucesso, com redução da evasão, da retenção e da distorção de idade/ano/série, resulta na qualidade social da educação, que é uma conquista coletiva de todos os sujeitos do processo educativo.Aescola de qualidade social adota como centralidade:

  • A.

    o estudante e a aprendizagem.

  • B.

    o estudante e o professor.

  • C.

    o conteúdo e a aprendizagem.

  • D.

    o conteúdo e o professor.

  • E.

    o planejamento e a aprendizagem.

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