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Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria. De acordo com o Art. 38 da Lei de Diretrizes e Bases (Lei n° 9.394/96), os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudosemcaráter regular. Os exames a que se refere esse artigo serão realizados no nível de conclusão do Ensino Fundamental e no Nível de conclusão do Ensino Médio, respectivamente:
para maiores de 18 anos e para maiores de 21 anos.
para maiores de 14 anos e para maiores de 21 anos.
para maiores de 15 anos e para maiores de 21 anos.
para maiores de 14 anos e para maiores de 18 anos.
para maiores de 15 anos e para maiores de 18 anos.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Séries iniciais do Ensino Fundamental: 1ª / 2ª / 3ª / 4ª e séries finais do Ensino Fundamental: 5ª / 6ª / 7ª / 8ª / 9ª.
Anos iniciais do Ensino Fundamental: 1º / 2º / 3º / 4º e anos finais do Ensino Fundamental: 5º / 6º / 7º / 8º / 9º.
Anos iniciais do Ensino Fundamental: 1º / 2º / 3º / 4º / 5º e anos finais do Ensino Fundamental: 6º / 7º / 8º / 9º
Primeiro ciclo: 1º / 2º / 3º / 4º e segundo ciclo: 5º /6º / 7º / 8º / 9º.
Primeiro segmento: 1º / 2º / 3º / 4º e segundo segmento: 5º /6º / 7º / 8º / 9º.
detenha tanto o domínio instrumental como o conteúdo que deve ser trabalhado, as próprias concepções de currículo e as estratégias de aprendizagem.
domine completamente o inst rumental tecnológico a ser utilizado, não necessariamente tendo de ter conhecimento de todo conteúdo curricular a ser aplicado.
possua conhecimento das estratégias de aprendizagem e do conteúdo curricular a ser trabalhado, sem necessidade de conhecimento da tecnologia utilizada.
crie estratégias de aprendizagem para que os alunos desenvolvam o domínio do instrumental utilizado sem que este tenha ligação efetiva com a composição curricular.
trabalhe o conteúdo curricular a ser aplicado, de acordo com uma estratégia de aprendizagem que privilegie o conhecimento teórico a respeito do instrumental tecnológico.
Ao romper com a visão classificatória da avaliação, que privilegia o consolidado, ou seja, a comparação de uma resposta dada com um padrão certo ou admissível, assumindo-a como parte do processo de construção do conhecimento, é fator determinante considerar o erro do aluno como indicador:
do que definitivamente não sabem.
de aprendizagens potenciais.
do potencial que não possuem.
da inadequação do discente ao conteúdo.
da necessidade de comprometimento.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Uma escola voltada para um trabalho participativo com vistas à formação de um sujeito solidário, crítico e atuante, preconiza a ação pedagógica interdisciplinar como sendo aquela que tem a seguinte orientação curricular:
regras bem definidas e ações individuais com conexões aleatórias.
conteúdos curriculares em torno de um interesse comum, fazendo as interconexões com as disciplinas.
tomam como base diferentes unidades de trabalho e o uso de apenasumrecurso didático.
organizam de forma diferente o trabalho escolar, dinamizando o currículo reprodutor.
estruturam o trabalho escolar excluindo, no currículo, conhecimentos.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O papel do Orientador Educacional deve ser o de mediador entre o aluno, as situações de caráter didático-pedagógicas e as situações socioculturais. Segundo Giacaglia e Penteado (2002, p. 15) Participando do planejamento e da caracterização da escola e da comunidade, o Orientador Educacional poderá contribuir, significativamente, para decisões que se referem ao processo educativo como um todo. O orientador, aliado aos demais profissionais da escola e a outros pedagogos, pode contribuir em muito para a organização e dinamização do processo educativo. Nesse contexto, a presença desse profissional na escola favorecerá o trabalhoemequipes:
interdisciplinares.
pedagógicas.
técnico-pedagógicas
transdisciplinares
multidisciplinares.
No entanto, o professor competente, ao avaliar a aprendizagem:
I. utiliza-se de variados instrumentos de avaliação.
II. elabora provas contextualizadas.
III. privilegia a memorização dos conteúdos.
IV. cria um ambiente favorável ao controle das emoções.
V. propõe prioritariamente questões transcritórias, e não operatórias.
Estão corretas:
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e IV.
Apenas II, III e V.
Apenas III e V.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
AEducação Infantil é considerada a primeira etapa da Educação Básica (título capítulo II, seção II, Art. 29), tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade. O texto legal marca ainda a complementaridade entre as instituições de Educação Infantil e a família. O referencial curricular nacional para a Educação Infantil constitui-se em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras. O referencial curricular nacional para a Educação Infantil com seus eixos de trabalho está agrupado em dois volumes relacionados aos seguintes âmbitos de experiência:
formação pessoal e relacional e conhecimento de mundo.
formação pessoal e relacional e interpretação de mundo.
formação corporal e motora e conhecimento de mundo.
formação pessoal e social e conhecimento de mundo.
formação corporal e motora e interpretação de mundo.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A LBDEN fixa seu efetivo de trabalho escolar em:
600 horas com 180 dias letivos.
800 horas com 200 dias letivos.
550 horas com 145 dias letivos.
280 horas com 100 dias letivos.
700 horas com 190 dias letivos.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A capacidade para mantermos a atenção em um determinado ponto ou estímulo é o resultado de uma ação de um sistema especializado localizado no cérebro, na região do(a):
hipófise.
córtex cerebral.
corpo caloso.
formação reticular.
cerebelo.
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