Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Numa gestão escolar, deve haver uma parceria entre escola e família. Para isso, o convívio social é importante. Qual a ação mais indicada para viabilizar esse convívio?
Exigir a presença de pais nas reuniões pedagógicas.
Pedir aos pais que apenas acompanhem as anotações da caderneta escolar.
Constituir a associação de pais e mestres (APM).
Disponibilizar somenteumespaço à comunidade.
O educador tomar para si a responsabilidade de aspectos gerais da educação do aluno.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
À inteligência ligada à maneira como a pessoa se comunica e se relaciona com outras pessoas dá-se o nome de inteligência:
impessoal.
musical.
intrapessoal.
interpessoal.
cinestésica.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Os pais, diante da superdotação, devem atuar paralelamente e em integração com a escola, estando mais atentos à amplitude e à extensão do processo educativo. Para que isso ocorra, é conveniente que os pais:
I. Participem apenas das reuniões escolares.
II. Se interessem por artigos e publicações sobre superdotação.
III. Façam regularmente passeatas para mobilizar a opinião pública.
IV. Procurem organizar grupos de debates e trocas de experiências que tratam da questão.
V. Se aproximem de profissionais de Educação e tentem juntos, levantar dados e subsídios mais adequados a cada situação.
Apenas as afirmativas I, II e Vestão corretas.
Apenas a afirmativa V está correta.
Apenas as afirmativas s II, IV e Vestão corretas.
Apenas as afirmatirvas III e IV estão corretas.
Apenas afirmativas s I e IV estão corretas.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Os cursos de Pedagogia têm, historicamente, formado profissionais para o exercício de funções ligadas à gestão educacional: administradores escolares, orientadores educacionais e supervisores de ensino.Aexistência e a permanência do orientador educacional na rede escolar é bastante questionada, e o enfoque dado às atividades que desempenha passa por modificações, de acordo com os Estados, em suas regulamentações. Talvez, por ranços do passado, hoje seja necessária a construção de parâmetros para a atuação desse profissional numa perspectiva:
crítica e emancipatória.
social e educacional.
construtivista e crítica.
social e emancipatória.
educacional e crítica.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
São conhecidas como as principais Teorias de Aprendizagem:
Social ista, Expressionista, Int imista e Psicomotora.
Cognitiva, Linguística e Psicomotora.
Afetiva, Cognitiva eAvaliativa.
Comportamentalista, Cognitiva, Afetiva e Psicomotora.
Psicomotora, Psicológica, Humanizadora e Construtivista.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Segundo Giacaglia e Penteado (2000), constitui condição importante para que o Orientador Educacional exerça suas atribuições, a contento, o conhecimento das pessoas, principalmente dos alunos. Quanto mais completo, profundo e acurado for esse conhecimento, maior a eficácia de seu trabalho. No exercício de suas funções, são utilizadas várias técnicas e instrumentos de medida para coleta de dados. Assinale a alternativa que corresponde ao recurso de investigação para o qual o Orientador Educacional NÃO está habilitado:
observação sistemática e assistemática.
entrevista estruturada e não estuturada.
questionários abertos e fechados.
teste audiométrico.
teste sociométrico.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Observe o texto abaixo:
Ele descreve um método de ensino característico da Pedagogia:
tradicional.
tecnicista
humanista
progressista.
libertadora.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Alunos da 6º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, em particular, são suscetíveis de apresentar problemas de adaptação. Mesmo quando permanecem na escola, a formação dessas classes, geralmente com colegas, professores e matérias totalmente novos, costuma representar, para boa parte dos alunos, um processo de readaptação à escola. Nesse contexto, o Orientador Educacional deve programar um atendimento especial, logo no início do ano letivo, para essas turmas que, não por acaso, são as que apresentam grandes índices de:
conflitos e repetência.
desvios e evasão.
evasão e repetência.
bulling e evasão.
repetência e bulling.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A teoria elaborada por Lev Vygotsky (1896-1934) e seus colaboradores ressalta estudos sobre a forma pela qual ocorre a aprendizagem. Consideram que as interações entre os vários sujeitos da aprendizagem e destes com o meio desencadeiam o desenvolvimento sociocognitivo. Um dos pontos relevantes, por eles postulado, é o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDL) ao afirmar que a aprendizagem ocorre no intervalo entre os conhecimentos:
intuitivo e real.
potencial e intuitivo.
real e o potencial.
verbal e o potencial.
real e verbal.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
As práticas atuais em orientação profissional têm se dado rotineiramente com adolescentes que apresentam uma carga acentuada de intensidade, que pode agir como um inibidor do potencial do jovem. Em meio às transformações pelas quais passam, os adolescentes são surpreendidos com várias indagações, uma delas referente à escolha profissional. A esse respeito Lisboa (2000) comenta: [...] o processo da adolescência é tido como um dos mais complexos para o ser humano, principalmente por gerar instabilidade e insegurança em virtude da profundidade das transformações que encerra. À medida que cresce, o ser humano se modifica e são evidentes as transformações:
orgânicas e mentais.
físicas e psicológicas.
cognitivas e psicológicas.
psicológicas e sociais.
familiares e escolares.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...