Questões de Psicologia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Segundo Cardoso, in Boog (2000), entre os diferentes profissionais atualmente dedicados à transferência pedagógica dos programas de educação a distância, encontra-se o analista de treinamento, a quem compete:

  • A.

    desenvolver o conteúdo dos cursos.

  • B.

    estabelecer o tipo de tecnologia.

  • C.

    definir o conteúdo do curso.

  • D.

    estruturar a dinâmica do curso.

  • E.

    adotar métodos que aumentem o aprendizado.

A análise das causas reais de um problema de desempenho é fundamental para distinguir aqueles que podem ou não ser tratados por uma ação de treinamento. Para Milioni, in Boog (2000), uma ação de treinamento é viável quando existe um problema de desempenho relacionado a:

  • A.

    ausência de especificações ou parâmetros para orientar o trabalho, dificultando a execução das tarefas e afetando sua qualidade.

  • B.

    falta de preparo para a função ou para realizar uma das etapas do trabalho.

  • C.

    falta de condições para execução do trabalho, em função de equipamento deficiente, local de trabalho inadequado ou material insuficiente.

  • D.

    restrições impostas pelas chefias, pressões de colegas, desmotivação do empregado para a realização da função

  • E.

    sobrecarga motivada pelo acréscimo de novas tarefas que exigem mais esforço do empregado e acabam por desestabilizá-lo.

No processo de avaliação dos benefícios de treinamento, Pires e Castro, in Boog (2000), identificaram categorias com os respectivos indicadores. Quais os indicadores associados à categoria "aumento de rendimentos"?

  • A.

    Quantidade de trabalho em carteira e quantidade de tempo de adaptação de novos funcionários.

  • B.

    Quantidade de horas extras e quantidade de tempo não produtivo.

  • C.

    Número de soluções inovadoras e grau de envolvimento dos funcionários nas tomadas de decisões.

  • D.

    Número de erros e número de acidentes.

  • E.

    Número de produtos e número de processos concluídos.

No processo de seleção de pessoal, Chiavenato (1999) distingue três modelos de decisão sobre candidatos, em função do tipo de resolução a ser tomada. Segundo este autor, o modelo de classificação considera:

  • A.

    um só candidato e uma só vaga a ser preenchida por aquele candidato.

  • B.

    vários candidatos e apenas uma vaga a ser preenchida por aquele que, comparativamente, apresentar os requisitos exigidos para o cargo

  • C.

    vários candidatos para cada vaga e várias vagas para cada candidato, que é comparado com os requisitos exigidos pelos cargos que se pretende preencher até se esgotarem os cargos vagos

  • D.

    vários grupos de candidatos e vários grupos de cargos correspondentes, sendo que cada grupo de candidatos é comparado com os requisitos exigidos para o grupo de cargos correspondente que se pretende preencher, até se esgotarem as vagas nos grupos.

  • E.

    vários candidatos para apenas um grupo de cargos a ser preenchido por aqueles candidatos que apresentarem os requisitos exigidos para os cargos do grupo, até se esgotarem as vagas no grupo.

Na visão de Chiavenato (1999), o ponto nevrálgico capaz de determinar se uma empresa está capacitada para desafiar e vencer uma concorrência é a:

  • A.

    existência de uma adequada estrutura organizacional.

  • B.

    oferta de produtos e serviços excelentes.

  • C.

    prática de processos racionais de trabalho.

  • D.

    utilização de recursos tecnológicos de ponta.

  • E.

    qualidade das pessoas que nela trabalham.

De acordo com Robbins & Finley (1998), as expectativas que cercam, hoje em dia, o trabalho em equipe não passam de um mito porque:

  • A.

    o grande desafio é se obter a sinergia.

  • B.

    os conflitos de personalidade entre os membros são difíceis de administrar.

  • C.

    os setores organizacionais não podem ser considerados equipes.

  • D.

    as equipes são intrinsecamente inferiores aos indivíduos.

  • E.

    as equipes não podem substituir a incompetência individual.

Entre os diversos aspectos manifestados pelos membros, capazes de tornar uma equipe eficaz, Robbins & Finley (1998) destacam:

  • A.

    sentir orgulho por pertencer a uma equipe de vencedores.

  • B.

    conciliar as necessidades individuais e as da equipe.

  • C.

    desempenhar qualquer papel existente na equipe.

  • D.

    manter o domínio da autoridade sem discussão.

  • E.

    escolher as pessoas certas para trabalharem juntas.

Uma das razões pelas quais as equipes não conseguem ser eficazes deve-se, na maioria das vezes, à incapacidade dos seus membros de se comprometerem com o coletivo. Segundo Robbins & Finley (1998), uma solução, nestes casos, seria o responsável (coordenador):

  • A.

    ganhar a confiança dos membros da equipe.

  • B.

    criar uma agenda oculta.

  • C.

    aumentar o feedback das informações.

  • D.

    identificar a fonte de bloqueios.

  • E.

    modificar a cultura antiequipe.

Um grupo se distingue de um agrupamento por ser constituído de um conjunto de pessoas que:

  • A.

    compartilham o mesmo espaço.

  • B.

    possuem um objetivo comum.

  • C.

    manifestam livremente as emoções.

  • D.

    respeitam normas de convivência.

  • E.

    conseguem uma unidade nas respostas.

Na visão de Zimerman (2000), um psicólogo organizacional, ao desejar trabalhar os problemas de relacionamento interpessoal identificados nos diferentes setores de sua organização, deve utilizar a estratégia de grupo:

  • A.

    de auto-ajuda.

  • B.

    de apoio.

  • C.

    de reflexão.

  • D.

    operativo.

  • E.

    Balint.

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